APRESENTAÇÃO

 

 

            Antes de mais nada, queremos apresentar, especialmente para aqueles que ainda não a conhecem, a ASEL Academia Sertanezina de Letras: uma união de pessoas que exercem ou exerceram profissões em diferentes campos de atividade e que, paralelamente, cultivam, preservam e divulgam o vernáculo e a literatura em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico.

            Visando a intensificar e generalizar a prática da leitura, elevar a educação literária e artística, estreitar os vínculos de amizade dentro da comunidade literária, a ASEL promove, organiza, dirige, patrocina palestras e eventos, concursos literários e artísticos.

            Constituída legalmente em seis de janeiro de dois mil e dez, a ASEL já existia desde trinta e um de julho de dois mil e sete. Compreende quarenta cadeiras, todas apadrinhadas por pessoas já falecidas que, em diferentes épocas da história sertanezina ou da literatura brasileira, atuaram em prol de semelhantes ideais.

            Entre os acadêmicos fundadores e aqueles que ingressaram na ASEL respondendo aos editais, periodicamente publicados, vinte e nove cadeiras estão ocupadas.

 

 

DIRETORIA 2024 e 2025

Presidente.jpg

Ângela Volpe

Presidente

Secretário.jpg

Sandro Souza

Diretor Secretário

Vanderlei.jpg

Vanderlei Moscardini
Diretor Tesoureiro

Tesoureira.jpg

Maribel Cánovas

Vice-presidente

Solange.jpg

Solange Souza

Primeira Secretária

Lena.jpg

Lena Viel

Diretora de Patrimônio

Sônia.jpg

Sônia Sarti

Diretora de Comunicação

Joana.jpg

Joana D'arc

Diretora de Biblioteca

Antiga Biblioteca Dr. Ântonio Furlan Junior

Futura Sede da ASEL

 

Nossa localização

 

Nossa futura sede será instalada na sala principal da antiga Biblioteca Dr. Antônio Furlan Junior que está em processo de restauração.

A ASEL tem projetos de implantação de oficinas gratuitas de artes, de escrita e de teatro.

 

Entre em contato