GILBERTO CÉSAR ORTOLAN BELLINI

CADEIRA Nº 2

 

 

  • Nasceu em Sertãozinho, no dia 27 de novembro de 1967, filho dos também acadêmicos Gilberto Antônio Marques Bellini e Maria Aparecida Ortolan Bellini. Possui graduação e mestrado em Administração, além de formação em jornalismo e registro profissional de ator.
  • Professor universitário desde 1996, ministrando disciplinas na área de administração em cursos de graduação e pós-graduação. Implantou faculdades em Sertãozinho, Orlândia, Ribeirão Preto e Serrana, tendo vitoriosas experiências como coordenador de cursos e também diretor de faculdade. Publicou artigos em várias revistas científicas.
  • Palestrante, ministra cursos em diferentes temas e situações, com foco especial em Orçamento e Renda Familiar, Marketing e Comunicação.
  • Participou de coletâneas de poesias, recebendo algumas premiações. Autor de três livros que contam parte do movimento teatral local, também atua editando obras de outros autores. Já coordenou sete publicações.
  • Fundou a Vídeo Art Studio, atuando mais de vinte anos em foto e vídeo jornalismo. Implantou a TV Sertãozinho em 1995 e depois atuou na emissora comunitária STZ TV, como repórter, cinegrafista e editor.
  • Trabalhou nas rádios 79 e Conquista FM, colaborou em rádios comunitárias da cidade e região.
  • No jornalismo atuou em vários periódicos: O Diário e a Cidade, de Ribeirão Preto, Jornal Agora, Jornal Nosso Momento, Momento Atual, Marco, Panorama, Ditudo e Revista Viva Sertãozinho, entre outros. Ainda hoje mantém a coluna Dicas de Economia, no jornal, rádio e tv.
  • Ator e diretor teatral desde 1981, participou de mais de quarenta montagens. Começou no Grupo de Iniciação ao Teatro e atuou também em montagens da Gravatá Prosa e Verso, Nefelibatas e Dalapagarapa. Um dos fundadores da Rabugentos Cia Teatral em 2004, atuando até hoje na criação de espetáculos e eventos culturais de porte nacional, com alguns prêmios por atuação. Participou de vários comerciais de televisão e cinema, com curtas e o longa Sonhei Com Você, com Milionário e José Rico, onde também colaborou na direção de figuração.
  • Foi secretário municipal de Administração e Finanças e assessor de comunicação. Trabalhou com consultoria em Serviços Públicos e Eventos Culturais.

 

____________________                    ____________________

 

 

PATRONO

JOSÉ THEODORO DOS SANTOS

 

 

  • Nascido em Sertãozinho dia 06 de julho de 1929, era filho de Benedito Theodoro dos Santos e Ana Theodoro dos Santos. Foi acolhido por Dona Jovita, grande amiga e protetora. Viveu quase dez anos viajando com o circo e retornou depois para sua cidade.
  • Casado com Antonia Izabel, pai da Maria Paula e do André Luis. Faleceu muito jovem, aos 48 anos de idade, dia 06 de julho de 1978.
  • Congregado Mariano, radialista, oficial de justiça, advogado, rotariano, ator de teatro e circense, repórter da cidade. Muitos termos indicam a atuação brilhante de José Theodoro em tudo que se propunha fazer. Correspondente dos jornais O Diário e Folha de São Paulo e diretor responsável pelo Jornal O Popular, retratava como ninguém a cidade de Sertãozinho. Ator dedicado ao Grêmio Dramático Rui Barbosa, lutou pela construção do Teatro Municipal. Amante da poesia, declamava em festas e reuniões que participava. Gravou e prensou em LP casamentos de amigos, algo inédito na época.
  • Sempre esteve em lugar de destaque na imprensa escrita e falada. Construiu uma história de superação e sucesso.