COMUNICADO DE ABERTURA DE PROCESSO

DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS

 

 A Academia Sertanezina de Letras – ASEL, que tem por finalidade social e cultural na cidade de Sertãozinho o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, COMUNICA A ABERTURA DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA, nos termos do seu Estatuto Social.

 O(a) interessado(a) deverá ser morador(a) de Sertãozinho - SP e entregar o currículo em duas vias na sede da Academia Sertanezina de Letras, na Rua Aprigio de Araújo, 1102 (CAT – Centro de Atendimento ao Turista), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, em envelope lacrado com a identificação ACADEMIA SERTANEZINA DE LETRAS – ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS OU PELO E-MAIL contato@asel.org.br ANEXANDO OS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS.

O currículo deve conter: 

  • nome completo,
  • estado civil,
  • idade,
  • endereço,
  • profissão,
  • local de trabalho atual,
  • cópia de documento hábil de identificação civil,
  • comprovante de endereço em nome do inscrito,
  • telefone para contato,
  • sua expressão artística (literatura, música, artes plásticas, teatro etc)
  • breve currículo com sua produção intelectual de mérito, atividades realizadas ou relacionadas com a finalidade da Academia.
  •  

As inscrições, através dos currículos entregues ou encaminhados por e-mail, deverão ser realizadas até o dia 03 de dezembro de 2025.

O(a) interessado(a) fica desde já notificado(a) de que deverá adequar-se às normas da Academia, enfatizando-se a disponibilidade de participar das reuniões ordinárias mensais, das reuniões extraordinárias e outros eventos, geralmente no período noturno, em datas previamente agen-dadas.

A escolha de novos integrantes será definida em Assembleia Geral convocada para tal fim e o resultado comunicado diretamente ao(a) escolhido(a).

Sertãozinho, 17 de novembro de 2025

 

 

RODRIGO MAZER

CADEIRA N° 18

 

 

  • Nascido e criado em Sertãozinho, Rodrigo Cristiano Mazer de Souza desenha desde criança influenciado pelo pai.
  • Seu primeiro curso de desenho foi aos 11 anos de idade em uma época onde professores dessa arte na cidade eram raros.
  • No início da sua adolescência, ingressou no Grupo de Iniciação ao Teatro e pouco tempo depois, convidado pelo diretor do teatro Américo Rosário, participou da sua primeira exposição de arte: a MOSARTES. Para esta exposição, se enveredou para a pintura utilizando as tintas de tecido de sua mãe. Sempre ávido por descobrir novas técnicas, continuou estudando. Foi membro fundador e posteriormente presidente da ASAPS - Associação dos artistas plásticos de Sertãozinho, que espalhou pinturas artísticas pelos muros da cidade e conquistou prêmios na região. Rodrigo Mazer participou de vários salões de arte e exposições coletivas, sendo premiado em diversos deles. Nessa época, ainda participava de grupos teatrais, onde chegou a conquistar premiações como ator e cenógrafo.
  • Mais tarde, se graduou em Publicidade e Propaganda e Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas.
  • Possui obras por todo o país e fora dele, como na Itália e Estados Unidos. Foi premiado e catalogado no Projeto Mapa Cultural Paulista. Foi professor de pintura e desenho do ateliê de arte do SESI de Sertãozinho. Criador e organizador da Semana de Arte do SESI, que tinha como objetivo popularizar a arte, promovendo o encontro de pessoas interessadas em conhecer conceitos e técnicas artísticas com grandes artistas do cenário regional e nacional. Nessa época, Rodrigo Mazer e o SESI trouxeram para Sertãozinho artistas plásticos e desenhistas de renome internacional.
  • Em 2006, produziu uma sequência de obras que se tornou um dos trabalhos mais especiais de sua carreira, que formaram a exposição Yeshua - Caminho Sagrado.  Essa exposição foi composta por diversos estudos a lápis e a nanquim que retratavam a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Mas a parte principal desta exposição foram as 15 telas da Via Sacra que hoje encontram-se expostas permanentemente na Igreja Matriz, fazendo parte do acervo do templo.
  • Especializou-se em História em Quadrinhos (HQ) na Quanta Academia de Artes em São Paulo.  
  • Produziu 5 edições da HQ “Cervo do Pantanal” da UNESP, fez ilustrações para a importante revista “Mundo dos Super Heróis”, participou da HQ "Causos do Chico Lorota" Escrita por um dos roteiristas da Disney e Turma da Mônica, atuou na revista Guerreiro 2, com roteiro e arte, entre vários outros projetos de HQ. Em 2017 lançou a Grafic Novel de ficção científica "CYBERPUNK", com roteiro e arte de sua autoria. Lançou seu livro “Sketchbook Custon Rodrigo Mazer” em 2019, no evento ScketchCon Art Convention em São Paulo. Em parceria com o importante quadrinista brasileiro Laudo Ferreira, lança em 2023 a história em quadrinhos “O Homem do Lado de Fora”, onde participa como desenhista.
  • Como quadrinista e ilustrador, participou de importantes eventos de cultura pop como Troféu Ângelo Agostini, Festival de quadrinho de Limeira, Festival Geek, Santos Comic Expo, Praia Games, CCXP, etc. Em 2018 Foi artista convidado da edição do 35º Troféu Ângelo Agostini, ocorrido no Memorial da Amarica Latina.
  • Participou de diversas exposições em comemoração à personagens importantes da cultura pop como, Batman, Scoobydoo, Spectreman, Black Kamen Raider, Jiraia, etc.
  • Cidadão benemérito da Cidade, foi Diretor do Departamento de Cultura de Sertãozinho e hoje continua trabalhando de maneira incansável pela cultura. É professor de pintura e desenho a mais de 20 anos, tendo mostrado o universo da arte para crianças, jovens e adultos de Sertãozinho e região. É professor da escola Bauhaus Brasil a mais de 15 anos.
  • Atua no mercado internacional como ilustrador para a 5finity Productions, EUA.

Rodrigo Mazer é Artista Plástico, Ilustrador, Quadrinista, Professor de Desenho e Pintura, história em quadrinhos, sonhador, realizador e sertanezino.

 

 

____________________                    ____________________

 

 

 

PATRONO

JOSÉ ANTÔNIO ROSSINI

 

 

  • José Antônio Rossin nasceu em sertãozinho no dia 03 de julho de 1934. Era filho de Rindolpho Rossin e Maria Assumpta Perticarrari Rossin. Mudou-se com a família para São Paulo aos 7 anos de idade onde mais tarde frequentaria cursos de desenho no Liceu Orosimbo e na Associação Paulista de Belas Artes. Se especializou em Histórias em Quadrinhos, sua grande paixão, na Escola do Professor João de Araújo.
  • Aos 17 anos descobriu que sua saúde estava precisando de cuidados. Ele estava com problemas cardíacos. Seu médico recomendou que morasse em algum local que possuísse um clima mais “agradável”. Por conta disso, José Antônio Rossin voltou para sua terra natal juntamente com sua família.
  • De volta a Sertãozinho, o jovem artista começou a fazer diversos trabalhos de pintura e desenho. Elaborou o rotulo do Aguardente Santa Fé. Fez também alguns trabalhos para a Industria de Carrocerias de Atílio Perticarrari, filetando a pincel muitos dos produtos fabricados lá. Trabalhou também com arte para propagandas, painéis além de pintar quadros.
  • Sua paixão pelas Histórias em Quadrinhos (HQ) levou o garoto a enviar cartas para a editora Brasil América (EBAL), que publicava muitas revistas nessa época. Como não obteve resposta, convenceu sua família a se deslocarem até a sede da editora que ficava no Rio de Janeiro.