COMUNICADO DE ABERTURA DE PROCESSO

DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS

 

 A Academia Sertanezina de Letras – ASEL, que tem por finalidade social e cultural na cidade de Sertãozinho o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, COMUNICA A ABERTURA DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA, nos termos do seu Estatuto Social.

 O(a) interessado(a) deverá ser morador(a) de Sertãozinho - SP e entregar o currículo em duas vias na sede da Academia Sertanezina de Letras, na Rua Aprigio de Araújo, 1102 (CAT – Centro de Atendimento ao Turista), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, em envelope lacrado com a identificação ACADEMIA SERTANEZINA DE LETRAS – ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS OU PELO E-MAIL contato@asel.org.br ANEXANDO OS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS.

O currículo deve conter: 

  • nome completo,
  • estado civil,
  • idade,
  • endereço,
  • profissão,
  • local de trabalho atual,
  • cópia de documento hábil de identificação civil,
  • comprovante de endereço em nome do inscrito,
  • telefone para contato,
  • sua expressão artística (literatura, música, artes plásticas, teatro etc)
  • breve currículo com sua produção intelectual de mérito, atividades realizadas ou relacionadas com a finalidade da Academia.
  •  

As inscrições, através dos currículos entregues ou encaminhados por e-mail, deverão ser realizadas até o dia 03 de dezembro de 2025.

O(a) interessado(a) fica desde já notificado(a) de que deverá adequar-se às normas da Academia, enfatizando-se a disponibilidade de participar das reuniões ordinárias mensais, das reuniões extraordinárias e outros eventos, geralmente no período noturno, em datas previamente agen-dadas.

A escolha de novos integrantes será definida em Assembleia Geral convocada para tal fim e o resultado comunicado diretamente ao(a) escolhido(a).

Sertãozinho, 17 de novembro de 2025

 

 

Vasco Pereira de Oliveira

Cadeira Nº 01

 

 

  • Nasceu no primeiro dia de 1946, em Jardinópolis (SP). Passou a infância “na roça”, nadando no rio, em contato íntimo com a natureza. Jogou futebol na chuva, fez amizade com os beija-flores e conversou com árvores.
  • Não teve bom desempenho nos primeiros anos da escola, porque não tinha motivação para aprender o que lhe tentavam passar. Foi despertar para o conhecimento quando teve idade para elaborar as próprias perguntas.
  • Abandonou o curso de Letras e foi trabalhar num grande banco, onde fez carreira, chegando aos cargos de gerente e auditor. Ao aposentar-se teve mais tempo para se dedicar à Literatura, que sempre o interessou. Escolheu Sertãozinho para morar com a família, onde lançou seis livros (dois de crônicas e quatro de poemas), contribuiu para um jornal com crônicas semanais durante quinze anos e contribuiu para a fundação da Academia Sertanezina de Letras, ocupando a cadeira número um, cujo patrono é Carlos Drummond de Andrade. Em 2008 recebeu o título de Cidadão Sertanezino. Em 2008 foi o escritor local homenageado na Feira do Livro de Sertãozinho.
  • Em determinada fase, questionou-se sobre o valor literário dos próprios escritos, então participou de concursos literários, tendo bom retorno: Concurso Literário da Feira do Livro de Ribeirão Preto: 2 primeiros lugares (crônica e conto, 2012), 4 segundo lugares (2004, 2011, 2014 e 2017); segundo lugar Prêmio Marta Medeiros UFMG Uberlândia, 2013; segundo lugar Prêmio Cataratas, Foz do Iguaçu, 2016; um segundo lugar na FLIP Feira Internacional de Paraty; terceiro lugar Prêmio Flor do Ipê, UFGO, 2015; Noite Nacional da Poesia, Campo Grande (MS), 2014; e vários outros prêmios.
  • Participou de antologias, com destaque para “Ave Palavra”, 2009, coletânea de poemas organizada pela professora e escritora Ely Vieitez Lisboa e “Desalento”, coletânea de textos literários, 2019.
  • Atualmente (2023), encontra-se afastado da ASEL por motivos particulares, alheios à sua vontade.
  •  

 

____________________                    ____________________

 

 

 

Patrono

Carlos Drummond de Andrade

 

 

Carlos Drummond de Andrade foi um grande poeta, contista e cronista brasileiro. Nasceu na cidade de Itabira (MG), no ano de 1902. Pelo conjunto de sua obra, tornou-se um dos principais representantes da Literatura Brasileira do século XX. É considerado, por muitos críticos literários, um dos principais escritores do Modernismo no Brasil. Sua grande obra é A Rosa do Povo, publicada em 1945.

 

Biografia resumida

 

- Foi chefe do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), cargo em que se aposentou.

 

- Em 1921, começou a publicar seus primeiros escritos no jornal mineiro Diário de Minas.

 

- Em 1923, entrou para o curso de Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte.

 

- Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais.

 

- Concretizou seus estudos em Belo Horizonte e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator na imprensa.

 

- Em 1927, nasceu seu filho Carlos Flávio. No ano seguinte nasceu sua filha Maria Julieta.

 

- Em 1933, foi Chefe de Gabinete do Presidente de Minas Gerais.

 

- Também trabalhou por 35 anos como funcionário público. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Educação do Brasil entre 1934 e 1945.

 

- Em 1968, ganhou o Prêmio Jabuti com a obra de poesias Versiprosa. Durante toda sua vida, ganhou outros prêmios, como reconhecimento de seu talento literário.

 

 - Faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos, doze dias após a morte de sua filha Maria Julieta.