COMUNICADO DE ABERTURA DE PROCESSO
DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS
A Academia Sertanezina de Letras – ASEL, que tem por finalidade social e cultural na cidade de Sertãozinho o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, COMUNICA A ABERTURA DE PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS DA ACADEMIA, nos termos do seu Estatuto Social.
O(a) interessado(a) deverá ser morador(a) de Sertãozinho - SP e entregar o currículo em duas vias na sede da Academia Sertanezina de Letras, na Rua Aprigio de Araújo, 1102 (CAT – Centro de Atendimento ao Turista), de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas, em envelope lacrado com a identificação ACADEMIA SERTANEZINA DE LETRAS – ADMISSÃO DE NOVOS MEMBROS OU PELO E-MAIL contato@asel.org.br ANEXANDO OS DOCUMENTOS DIGITALIZADOS.
O currículo deve conter:
As inscrições, através dos currículos entregues ou encaminhados por e-mail, deverão ser realizadas até o dia 03 de dezembro de 2025.
O(a) interessado(a) fica desde já notificado(a) de que deverá adequar-se às normas da Academia, enfatizando-se a disponibilidade de participar das reuniões ordinárias mensais, das reuniões extraordinárias e outros eventos, geralmente no período noturno, em datas previamente agen-dadas.
A escolha de novos integrantes será definida em Assembleia Geral convocada para tal fim e o resultado comunicado diretamente ao(a) escolhido(a).
Sertãozinho, 17 de novembro de 2025
Vasco Pereira de Oliveira
Cadeira Nº 01
____________________ ____________________
Patrono
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade foi um grande poeta, contista e cronista brasileiro. Nasceu na cidade de Itabira (MG), no ano de 1902. Pelo conjunto de sua obra, tornou-se um dos principais representantes da Literatura Brasileira do século XX. É considerado, por muitos críticos literários, um dos principais escritores do Modernismo no Brasil. Sua grande obra é A Rosa do Povo, publicada em 1945.
Biografia resumida
- Foi chefe do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), cargo em que se aposentou.
- Em 1921, começou a publicar seus primeiros escritos no jornal mineiro Diário de Minas.
- Em 1923, entrou para o curso de Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte.
- Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais.
- Concretizou seus estudos em Belo Horizonte e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator na imprensa.
- Em 1927, nasceu seu filho Carlos Flávio. No ano seguinte nasceu sua filha Maria Julieta.
- Em 1933, foi Chefe de Gabinete do Presidente de Minas Gerais.
- Também trabalhou por 35 anos como funcionário público. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Educação do Brasil entre 1934 e 1945.
- Em 1968, ganhou o Prêmio Jabuti com a obra de poesias Versiprosa. Durante toda sua vida, ganhou outros prêmios, como reconhecimento de seu talento literário.
- Faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos, doze dias após a morte de sua filha Maria Julieta.