Vasco Pereira de Oliveira
Cadeira Nº 01

- Nasceu no primeiro dia de 1946, em Jardinópolis (SP). Passou a infância “na roça”, nadando no rio, em contato íntimo com a natureza. Jogou futebol na chuva, fez amizade com os beija-flores e conversou com árvores.
- Não teve bom desempenho nos primeiros anos da escola, porque não tinha motivação para aprender o que lhe tentavam passar. Foi despertar para o conhecimento quando teve idade para elaborar as próprias perguntas.
- Abandonou o curso de Letras e foi trabalhar num grande banco, onde fez carreira, chegando aos cargos de gerente e auditor. Ao aposentar-se teve mais tempo para se dedicar à Literatura, que sempre o interessou. Escolheu Sertãozinho para morar com a família, onde lançou seis livros (dois de crônicas e quatro de poemas), contribuiu para um jornal com crônicas semanais durante quinze anos e contribuiu para a fundação da Academia Sertanezina de Letras, ocupando a cadeira número um, cujo patrono é Carlos Drummond de Andrade. Em 2008 recebeu o título de Cidadão Sertanezino. Em 2008 foi o escritor local homenageado na Feira do Livro de Sertãozinho.
- Em determinada fase, questionou-se sobre o valor literário dos próprios escritos, então participou de concursos literários, tendo bom retorno: Concurso Literário da Feira do Livro de Ribeirão Preto: 2 primeiros lugares (crônica e conto, 2012), 4 segundo lugares (2004, 2011, 2014 e 2017); segundo lugar Prêmio Marta Medeiros UFMG Uberlândia, 2013; segundo lugar Prêmio Cataratas, Foz do Iguaçu, 2016; um segundo lugar na FLIP Feira Internacional de Paraty; terceiro lugar Prêmio Flor do Ipê, UFGO, 2015; Noite Nacional da Poesia, Campo Grande (MS), 2014; e vários outros prêmios.
- Participou de antologias, com destaque para “Ave Palavra”, 2009, coletânea de poemas organizada pela professora e escritora Ely Vieitez Lisboa e “Desalento”, coletânea de textos literários, 2019.
- Atualmente (2023), encontra-se afastado da ASEL por motivos particulares, alheios à sua vontade.
-
____________________ ____________________
Patrono
Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi um grande poeta, contista e cronista brasileiro. Nasceu na cidade de Itabira (MG), no ano de 1902. Pelo conjunto de sua obra, tornou-se um dos principais representantes da Literatura Brasileira do século XX. É considerado, por muitos críticos literários, um dos principais escritores do Modernismo no Brasil. Sua grande obra é A Rosa do Povo, publicada em 1945.
Biografia resumida
- Foi chefe do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), cargo em que se aposentou.
- Em 1921, começou a publicar seus primeiros escritos no jornal mineiro Diário de Minas.
- Em 1923, entrou para o curso de Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte.
- Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais.
- Concretizou seus estudos em Belo Horizonte e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator na imprensa.
- Em 1927, nasceu seu filho Carlos Flávio. No ano seguinte nasceu sua filha Maria Julieta.
- Em 1933, foi Chefe de Gabinete do Presidente de Minas Gerais.
- Também trabalhou por 35 anos como funcionário público. Foi Chefe de Gabinete do Ministério da Educação do Brasil entre 1934 e 1945.
- Em 1968, ganhou o Prêmio Jabuti com a obra de poesias Versiprosa. Durante toda sua vida, ganhou outros prêmios, como reconhecimento de seu talento literário.
- Faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos, doze dias após a morte de sua filha Maria Julieta.