Maria das Graças Volpe Nunes

Acadêmica Correspondente

 

 

 

  • Sertanezina, nascida em 27 de novembro de 1958, é filha de Guilherme Volpe e Ernesta Sicchieri Volpe. É casada e tem um filho, Bruno, psicólogo.
  • Estudou no Grupo Escolar Anacleto Cruz e no Instituto Estadual de Educação Winston Churchill, em Sertãozinho. Formou-se em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é mestre em Computação pela Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) e doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
  • Foi pesquisadora e docente por 34 anos no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, onde ainda atua como professora sênior. Sua área de pesquisa é Processamento de Linguagem Natural (PLN), a subárea da Inteligência Artificial que se dedica ao processamento computacional de textos em sistemas que interagem com humanos.
  • Criou e coordenou o Núcleo de Linguística Computacional (NILC), importante grupo de pesquisa em PLN para o português, onde foi desenvolvido o primeiro revisor gramatical do português do Brasil. Orientou dezenas de estudantes na graduação e pós-graduação, e é autora de dezenas de artigos científicos na sua área.
  • Começou a escrever crônicas do cotidiano em 2009 e, mais recentemente, tem se dedicado também a pequenos contos e aos poemas. Sob o pseudônimo de Anelê Volpe, suas crônicas familiares estão reunidas na obra “Sobre nós e nossos ontens” (2020), e alguns poemas em “Poetizando” (2020).  "Sobre Tudo um Pouco", de 2021, traz crônicas, contos e poemas.
  • Tem crônicas e poemas publicados nas coletâneas “Crônicas da Quarentena” e “Elas, o Amor e os Ramos”, da Páginas Editora (2020), “Interlúdio, Antologia Poética”, da Editora Recanto das Letras (2021), e “21 Poemas para 2021”, da Páginas Editora (2021). Toda sua produção pode ser encontrada em https://sites.google.com/view/poemasanelevolpe.